Instituto Pensar - Nos EUA, homem negro é baleado por policiais na frente dos filhos

Nos EUA, homem negro é baleado por policiais na frente dos filhos

por: Mônica Oliveira 


Jacob Blake tentava separar um briga, quando foi abordado por policiais que dispararam sete vezes contra ele na frente dos filho (Foto: reprodução Facebook)

Jacob Blake, um homem negro estadunidense de 29 anos, foi baleado pelas costas sete vezes, na frente dos filhos, por dois policiais na cidade de Kenosha, no estado de Wisconsin, Estados Unidos. O crime ocorreu na tarde de domingo (23). Blake foi levado a um hospital em Milwaukee, onde permanece internado e, de acordo com boletim médico, seu estado é grave.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o exato momento em que Jacob Blake, seguido pelos policiais armados, é agarrado pela camiseta ao abrir a porta do carro e alvejado pelas costas por um dos agentes.

Reação

Após o corrido, uma multidão foi às ruas de Kenosha para protestar. Os manifestantes reagiram ao crime queimando carros, quebrando vidraças de lojas e arremessando tijolos e coquetéis molotov contra policiais.

O governador do Winsconsi, Tony Evers, que determinou toque de recolher até a manhã desta segunda-feira (24), se pronunciou pelo Twitter ainda no domingo. Ele afirmou que não é a primeira vez que um homem negro é vítima de abuso policial nos EUA.

"Esta noite, Jacob Blake recebeu múltiplos disparos nas costas, em plena luz do dia, em Kenosha, Wisconsin”, tuitou Evers, que acrescentou: "Apesar de ainda não termos todos os detalhes, sabemos com clareza que não é o primeiro homem ou pessoa negra a receber disparos ou feridas ou em ser assassinado sem piedade nas mãos de membros da força da ordem no nosso estado ou nosso país”, concluiu.

Segundo a Folha, a polícia foi chamada para resolver um "incidente doméstico” em Kenoshano, por volta da 17 horas (horário local). Jacob estaria tentando intervir em uma briga que envolvia duas mulheres, quando foi abordado pela polícia. 

O departamento de Justiça de Wisconsin afirmou que sua divisão de investigação criminal está apurando o ocorrido. "Os oficiais envolvidos estão em baixa administrativa”, informou em um comunicado nesta segunda-feira.

Blake e Floyd

O caso acontece três meses após a morte de George Floyd, assassinado por um policial branco que se ajoelhou sobre seu pescoço e o matou por asfixia. A morte de Floyd inspirou o movimento mundial  "Black Lives Matter” (vidas negras importam).

O advogado de direitos civis Ben Crump, que representa a família de George Floyd, compartilhou em seu Twitter o vídeo que mostra a ação policial. Em outra postagem, ele informou que os três filhos de Blake estavam na caminhonete quando tudo ocorreu.

https://twitter.com/AttorneyCrump/status/1297721479711334401?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1297721479711334401%7Ctwgr%5E&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Fnos-eua-homem-negro-e-baleado-por-policiais-na-frente-dos-filhos%2F

"Viram a polícia atirar em seu pai. Ficarão traumatizados para sempre”, escreveu Crump em outra postagem.

Letalidade policial no Brasil

A letalidade das abordagens policiais, de viés racista, faz vítimas também no Brasil. Nesta segunda-feira (24), o policial militar João Paulo Servato, que aparece em um vídeo pisando no pescoço de uma mulher negra de 51 anos para imobilizá-la, foi indiciado pela Polícia Civil de São Paulo por abuso de autoridade. O caso ocorreu no dia 30 de maio, mas ganhou visibilidade em julho. 

"Um dos policiais militares foi indiciado pelo crime de abuso de autoridade. Embora creia que isso seja um avanço nas investigações e de fato era o necessário, creio que indiciá-lo apenas por abuso de autoridade é algo aquém das minhas expectativas”, declarou Felipe Vendramini, advogado de defesa da vítima. 

Com informações da Folha e R7




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: